dança de salão
estética facial
e esfoliação dos pés
estruturação corporal
e alongamento
quiropraxia, massagem
e  energização
yoga
* tabela completa
de horários
associe-se
dependências
náutica
mapa de acesso
regulamento interno de uso das instalações
tabela de preços
aluga-se
vende-se
diversos
consórcio
PGAFI
seguros
página inicial
a associação
ASBAC clube
atividades permanentes
classificados
clube do vídeo
colônias
convênios
lanchonete
outras ASBACs
sala de leitura
serviços fenasbac
fale conosco
Por uma ASBAC essencial para bacenianos II
publicado em 8 de março de 2010
 

Caros Associados

Na primeira edição deste informativo, em 2007, fizemos um relato que mostrou as diversas frentes para a transformação da ASBAC São Paulo. Muitas realizações foram possíveis e, embora não houvesse a participação de todos, muitos associados compreenderam a importância e o valor de uma associação promotora de lazer e prestadora de serviços úteis que minorassem as pressões e o estresse existentes em nossa atividade laboral e nosso ambiente no BC e na cidade.

Agradecemos a confiança depositada na equipe e pretendemos aumentar a participação dos associados à frente das atividades a ser empreendidas na próxima gestão.

Quais são as idéias da próxima administração?

Ainda consideramos a transformação da ASBAC numa entidade prestadora de serviços e agregadora dos servidores do Banco Central como ponto central do projeto. A revitalização do 9º andar já atingiu boa parte do trajeto e o ASBAC Clube revelou o público que pode utilizá-lo em atividades esportivas e sociais. Agora, ampliaremos o foco desse objetivo, com mais atividades sociais e culturais, em que a valorização do associado com promoções marcantes e inclusivas sejam realizadas. Abranger na associação todas as gerações de bacenianos, de forma a resgatar a história viva como catalisador do sentimento de orgulho de fazer parte da Associação.

O que já foi feito até agora?

Muita coisa: o estudo pormenorizado das finanças readequou as áreas mal aproveitadas. Poucas e pontuais contratações e o novo padrão de atendimento ao associado, com elaboração de manual para funcionários condizente com administrações modernas consolidou o padrão de comportamento desejado. Efetivou-se opções de lazer e entretenimento, que garantiram subvenções e promoções inéditas. Implantou-se o acesso aos ingressos grátis de cinema para todos os associados. Para garantir maior amplitude na utilização dos benefícios ampliou-se o tempo de permanência dos filhos de associados efetivos na condição de associados até os 40 anos de idade. Proporcionamos ginástica laboral com a contratação de estagiário de Educação Física.

A setorização das atividades da ASBAC, com a idéia de autossustentação de cada setor, no que for possível, continuará a ser desenvolvida na gestão da associação.

A implantação do Café Kopi Luwak, já inserido nesse conceito, concretizou a elevação da qualidade e novas ofertas de produtos de uma loja de conveniências, além de oferecer uma nova abordagem naquele espaço, que permitirá cada vez mais a confraternização e satisfação dos servidores.
Parcerias com o SINAL e com a CENBRA tiveram resultados significativos e abriram novos horizontes de congraçamento.

O patrimônio de todos nós e dos freqüentadores do Clube ASBAC foi segurado e a renovação melhorará seu perfil, inclusive ante as exigências do BC, que se contenta com a garantia de que não haverá perdas. Manutenções estruturais foram priorizadas e tornaram-se rotina criteriosa, tais como os cuidados com o poço artesiano, as fossas sépticas, as podas da vegetação. As melhorias de paisagismo e conservação estão em andamento.

A área Náutica consolidou-se como autossustentável e é dotada de estrutura de pessoal, frequentadores de bom nível e instalações adequadas, como o pier da melhor qualidade na represa do Guarapiranga. Isso possibilitará evoluir para condições de excelência que colocarão o Clube ASBAC no mapa náutico e oferecerão aos associados oportunidades de participar dessas atividades promotoras de lazer e bem estar social.

O maior desafio foi realizar sem onerar em demasia as receitas de contribuições sociais.
Recursos da FENASBAC foram utilizados sob a forma de empréstimos, com baixos encargos, para cobrir a lacuna ainda existente entre arrecadação e despesas existentes, além das decorrentes da reativação das atividades.


Que soluções estão sendo pensadas e realizadas?

No gerenciamento da ASBAC São Paulo, melhorar os controles e acessos a informações e dados para possibilitar execução do planejamento e decisões mais ágeis e precisas. A informatização e a renovação paulatina dos equipamentos virou rotina. O treinamento dos funcionários iniciou a implantação da fase de apoio e reconhecimento, que demonstra o empenho e a evolução de cada um deles em seu setor.

A autossustentação dos setores vem sendo planejada e buscada, para implantar critérios profissionais de gestão que antes foram paternalistas e imediatistas.

A execução do planejamento contábil e financeiro será consolidada, para que a rotina seja adequada, ágil e sem ônus demasiado, garantindo a eficiência dos relatórios e dos serviços de nossa contratada para execução dos documentos e serviços contábeis, de pessoal e tributários.

O planejamento das atividades sociais, esportivas e culturais deverá ser definido para garantir a fixação de calendário mínimo mas marcante, que possa ser acompanhado por todos como Agenda de Festas e Comemorações e que garanta a participação da maioria do quadro de beneficiários.

O site será reavaliado para ampliar os efeitos de sua atualização e permitir a identificação e o acesso rápido de pesquisas e buscas.

Um Setor de Eventos bem estruturado deverá ser implantado. Executará e controlará as atrações e promoções para os associados e frequentadores contribuintes, acompanhando a evolução do quadro de associados e atualizando todo o cadastro e todas as atividades de pesquisa, orçamentos, comunicação periódica e contato com o quadro associativo. A divulgação merecerá atenção especial para evitar surpresas e desencontros.

No espaço físico do 9° andar, a melhoria das instalações e redefinições do Clube do DVD e da Biblioteca, como setor único; o espaço de promoções será avaliado para permitir melhor circulação e visibilidade para os usuários.

A Biblioteca está na última fase de implantação do acervo para acesso via Internet, além de ser redimensionada para possibilitar melhor aproveitamento de espaço e o fluxo contínuo de novas aquisições de livros. O Clube do DVD já está em plenas condições de iniciar o acesso informatizado. Na sala de atividades, a divulgação dos atuais serviços oferecidos e a procura por outros serviços e atividades serão mantidas.

O que é preciso para a ASBAC ficar melhor ainda?

O envolvimento do corpo associativo e a adesão de outros servidores. Como se vai conseguir isso? Com atividades e serviços interessantes, atrativos, imperdíveis. A maioria dos bacenianos do último concurso percebeu a importância e aderiu à ASBAC.

Reajustar contribuições não é atitude adiável?

Ela deve acompanhar a evolução salarial dos servidores mas deve ser implantada de forma parcimoniosa. O subsídio alavancou nossa condição salarial de servidores. Houve reajustes de até 100%. Nos últimos 2 anos, a ASBAC de São Paulo se sustentou com o valor de contribuição associativa que permitiu superar a defasagem dos custos com salários e encargos trabalhistas. Esses gastos e os custos de manutenção e atualização de equipamentos e mobiliário consomem 80% da arrecadação.

O novo patamar da contribuição associativa, previsto para 110 reais (64% do valor médio
regulamentar de contribuição), vai fazer frente aos novos desafios e à adequação da ASBAC paulista às aspirações de seus associados. Possibilitará, ainda, melhores condições embora sem muita folga e manterá a diretoria recém confirmada em eleição desafiada a conseguir bons resultados.

A manutenção dos bons frequentadores contribuintes no Clube ASBAC, bem como a busca por novos afiliados merecerão atenção da atual diretoria. A qualificação do quadro de funcionários também será foco de ações de treinamento e a seleção de novos melhor qualificados vem sendo empreendida.

Quais são os benefícios de ser associado?

Em São Paulo, os associados têm acesso e benefício em suas duas sedes, uma em Guarapiranga, outra no 9º andar do prédio do BC.

Nas margens da represa de Guarapiranga, um clube invejável, com instalações que comportam piscina semi-olímpica, vestiários, dependências para exames médicos, lanchonete/restaurante, jogos de salão, marina, estacionamento para barcos e lanchas, quadra poliesportiva, ginásio poliesportivo, campo de futebol com vestiários, quatro quadras de tênis recém capeadas, salão de eventos, churrasqueiras e estacionamento para automóveis. Estão em reforma as suites para hospedagem, o casario para eventos, algumas churrasqueiras e, em estudos, o campo de bocha.

No 9º andar do prédio da Paulista, o Café Kopi Luwak oferece descontos de 30% aos associados, tanto nas bebidas especiais de café quanto nos demais produtos e alimentos, que vão de lanches ao almoço. Nas revistas, há o repasse de 10%; na sala de atividades, massoterapia, dança de salão e yoga são subvencionados; no Clube do DVD, locações a preços inferiores ao mercado, além de outras vantagens para os cinéfilos.

Na Sala de Promoções, todos têm oportunidade e a conveniência de fazer boas e variadas compras, sem sair do prédio, a preços competitivos para todos e com descontos aos associados. Além desse benefício direto, toda semana foram realizados sorteios que tornaram associados mais satisfeitos e felizes com a boa sorte.

Os convênios vem sendo ampliados e pretendemos melhorar. No Espaço Unibanco de Cinema, sessões gratuitas para associados e dependentes, todos os dias, uma sessão por dia, com direito a acompanhante. No cinemas dos shoppings Frei Caneca e Bourbon, preços inferiores a meia entrada.

Além de convênios com descontos para os associados que variam de 5 a 50%. Com a comodidade do débito em conta, do parcelamento. Seguros de vida e de automóveis, empréstimos e consórcios estão entre os benefícios a preços abaixo dos menores do mercado.

Em outros locais, há vantagem de ser associado?

Sim, associado ASBAC tem sempre acolhida com reciprocidade em todas as outras regionais. As dependências de sedes sociais mais utilizadas são o Clube de Campo de Comary, ao lado do centro de treinamento da seleção brasileira de futebol, em Teresópolis-RJ, que dispõe de estadia em apartamentos aconchegantes a preços reduzidos e a Colônia de Fortaleza, à beira da Praia do Futuro. As reservas podem ser feitas na Secretaria do 9º andar;

Estrutura de clubes similares ao nosso, você encontra no Rio de Janeiro, em Salvador. Em Brasília, o Clube da ASBAC é considerado um dos maiores e mais prestigiados da Capital Federal.

O que se pode esperar da ASBAC São Paulo?

Continuar a ser uma instituição que valoriza seus associados, que busca conectá-los e sedimentar amizade e coleguismo que foram construídos lado a lado no ambiente de trabalho, e que merecem ter uma extensão com a possibilidade de lazer, esporte e cultura em torno de valores comuns.

A atuação da diretoria na ampliação de atividades agregadoras e de congraçamento será base para aproximar as várias gerações de servidores do Banco Central e atrair as novas para práticas de esporte e lazer, e para apreciar legítimas atividades sociais e culturais que dignifiquem os seres humanos que compõem nossa Associação.

Por tudo isso, e se levarmos em conta que grande parte dos associados se beneficia diretamente dos descontos e benefícios proporcionados pelo Café Kopi Luwak, nas promoções da Lojinha, das subvenções nos cinemas e de outros espaços conveniados, fica mais leve compreender a necessidade iminente dessa recomposição das contribuições.

Qual é o futuro da ASBAC?

Mesmo que se prenuncie futuro pouco promissor para clubes esportivos, desde que novas concepções arquitetônicas de empreendimentos imobiliários introduziram autênticos clubes dentro de cada condomínio, associações como a ASBAC têm o poder de congregar como nenhuma outra pessoas e familiares, que no dia-a-dia têm atividades semelhantes, padrão social compatível e uma intensa empatia entre seus componentes. O fortalecimento do Banco Central como instituição essencial no aparelho estatal econômico brasileiro passa por uma agremiação que abrigue seus integrantes em atividades sociais, de lazer, esporte e cultura, em que predominem o clima de amizade, camaradagem, cordialidade, companheirismo.

Todo o detalhamento dos esclarecimentos aqui prestados estarão no site www.asbacsaopaulo.com.br a partir de fevereiro de 2010.

         
 
ASBAC SP - Associação dos Servidores do Banco Central de São Paulo © Copyright 2006

ASBAC

ASBAC SÃO PAULO

ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DO BANCO CENTRAL